Translate

Exporta Brasil!

 

 

Retornar

 

Exporta Brasil!

 

No Brasil temos um tipo característico de empresários e  administradores de empresa: Os medrosos. São aqueles que apenas se interessam em vender os seus produtos para o mercado interno.

Encontramo-nos em uma situação caótica no mundo já que o mercado consumidor atual está verdadeiramente mais favorável, internamente. Contudo, cabe aqui lembrar, de que mesmo quando o cenário é contrário as coisas não mudam... Fato este que, então, desmerece seus procedimentos conservadores, para não dizer, ultrapassados e cheios de poeiras. Entra geração, sai geração, tudo continua na mesma coisa.

Temos reservas de dólares nos dia de hoje no Banco Central magníficas. Reservas construídas a base de exportação de produtos primários, em sua grande parte... Bem como temos o BNDES, nacionalmente, e outros bancos fomentadores de crescimento nos estados. Mas isto, apesar de excelente notícia que a ninguém é novidade, os nossos empresários não utilizam estas facilidades para fazerem com que seus negócios cresçam, fazendo crescer o Brasil, gerando exportações de produtos industrializados.

Os governos brasileiros, historicamente, sempre protegeram à indústria nacional. Sendo esse procedimento até certo ponto justificável e válido. Mas em contrapartida criou uma mentalidade empresarial de dependência das benesses do governo. Sendo que na atualidade há muitas empresas que sequer aceitam ir para a concorrência no varejo brasileiro. Local que, naturalmente, encontrariam a concorrência leal de outras empresas do mesmo setor que o seu.      Ora, se há uma grande quantidade de empresas nacionais que vivem exclusivamente ‘às custas de licitações dos governos municipais, estaduais ou nacional. O que elas dizem quando se fala em exportação? Fácil de saber qual será a resposta…

Talvez fosse uma boa ideia criar no Brasil uma lei que fosse justa na medida em que as empresas, verdadeiramente, ajudassem o Brasil a crescer mais. Mas que esta lei não fosse voltada apenas para este ou aquele setor de atividade econômica. Mas para todos os setores!

Estipular através dessas leis incentivos como:

  1. Empresa estabelecida no Brasil que exportou ao longo de 12 meses 10% de seus produtos. Para os próximos 12 meses, a carga tributária padrão cairia 10%;
  2. Empresa estabelecida no Brasil que exportou ao longo de 12 meses 25% de seus produtos. Para os próximos 12 meses, a carga tributária cairia 25%.
  3.  
  4. Indo nessa proporcionalidade de incentivo X exportação, até o limite possível para as contas públicas.

A verdade é que através do que expusemos acima ou por outro(s) mecanismo(s), necessitamos incentivar (preferencialmente continuando pesando ou aliviando o bolso das empresas) para que possam visualizar o mercado externo como seu!

 

Analisemos a reportagem do O Globo: Martinelli: ‘O Brasil está olhando para dentro, em vez de para fora’ 


 

Igor Leopoldo/Marcílio F. da Costa Pereira