Joinville-SC
Exemplo de Democracia Responsável
A formação das tradições e costumes da Cidade de Joinville é uma história belíssima de se analisar.
Por boa parcela dos antigos colonos de toda uma região, que extrapola muito além dos limites territoriais desta cidade, os imigrantes chegaram não por questões meramente econômicas. Mas, principalmente, em luta de liberdade. Entre os motivos de sua chegada pode ser analisada através das matérias: Revoluções de 1848 nos Estados alemães; História de Blumenau. E como exemplo da causa verdadeira pela qual lutavam, quando aqui tiveram oportunidade de praticar o escravagismo, repeliram veementemente esta prática. Não havendo histórico nas regiões catarinenses colonizadas pelos alemães e outros, relatos desta prática. Enquanto em regiões próximas, colonizadas por açorianos, sim.
O Estado Brasileiro é laico, e assim deve continuar. Mas somos livres para termos a religião que preferirmos e, sem agredir nenhuma conduta moral expressa nas leis, praticar.
Foi na prática dos conceitos ensinados na Religião Luterana é que Joinville prosperou. Rapidamente boa parcelas dos colonos alemães já eram empresários de todos os portes e de várias atividades econômicas. Entre eles havia um conceito de bem-estar muito grande para a população trabalhadora. Afinal, pensavam e assim agiam: “Eu necessito fornecer aos empregados uma condição de vida digna. Isto, pois é para que eles não se envergonhem em participar das nossas atividades religiosas”. Traduzindo para os dias atuais este conceito, ficaria assim: Sou o proprietário da empresa x, que graças ao trabalho de todos está prosperando fortemente. Mas na prática das minhas convicções religiosas, não posso deixar que os trabalhadores passem por dificuldades. É certo que nunca terão casas e carros como posso ter, mas as casas e carros que podem ter são dignos. Simples, se comparada com as minhas propriedades, mas de boa qualidade.
No campo político, fatos mais recentes, os registros ainda são emocionantes. Está clara a participação destes empresários em defesa de Jonville. Algumas vezes e em gestões públicas, no passado, foi criado um governo paralelo. Isto, pois se o governante não atendia a manutenção da qualidade de vida da cidade e de seus munícipes. Sem alarde, sem brigas e acusações infrutíferas, simplesmente eles se organizavam para gerir a cidade, paralelamente à prefeitura.
Os tempos são outros. Esta gerações de empresários responsáveis já morreram há décadas atrás, já não mais existe. Mas, recentemente, houve uma nova onda contra a ação prejudicial à cidade, que foi a gestão petista do Sr. Carlito Merrs. Sendo que este movimento, de forma democrática, teve a participação direta da sociedade de forma verdadeiramente sã. Nas urnas. Sendo a eleição do então prefeito, Sr. Udo Döller/PMDB, uma ação encabeçada pelo empresariado e apoiada pela população.
Apesar de há muito não ser moradora de Joinville e mesmo do Estado de Santa Catarina. Me unindo com todos os joinvillenses, aguardamos que ele prove que o espírito idealizador de nossos antepassados continua ainda vivo em nós!
Helene Müller
21/02/2013
Material Complementar
Conteúdo Histórico Sobre: Udo Döhler