O Brasil e seus filhos
A verdadeira função da oposição, se consciente e verdadeira, vem a ser cobrar e fiscalizar o governo. Toda e qualquer outra ação, além disto, é desonrosa e ao contrário do que se pensa, no futuro, a história irá apontar também os seus erros. Vergonha!
O Brasil encontra-se na atualidade sem um rumo econômico claro e definido. Basta acompanhar os jornais nacionais e internacionais e é clara a percepção desta realidade. Se fossem apenas os internacionais a dizerem isto, poderíamos atribuir a este fato uma campanha difamatória ou qualquer desculpa outra. Mas não. Todos, sem exceção, fazem este alerta.
Na atualidade estamos vivenciando mais um desperdício de oportunidade que em nome de nosso país o governo está fazendo. As oportunidades de alavancar a economia do Brasil através de acordos comerciais verdadeiros estão passando por nossa porta e nos convidando a participar e nós não aproveitamos. Permanecemos com nossas concepções de terceiro mundo de décadas passadas, exigindo que o Brasil continue postergando o seu desenvolvimento verdadeiro. Nós somos filhos de terceira classe, não o Brasil.
No futuro próximo quando os nossos filhos e netos olharem para o passado brasileiro, sentirão vergonha de cada um de nós. Nós que no passado e ainda nos dias atuais somos os principais motivos para o Brasil ainda ser um país de terceiro mundo e com parcela de sua sociedade doente, faminta e sem estudo. A culpa é nossa e não deste titânico país que apenas aguarda filhos mais responsáveis para assumir definitivamente a sua posição real na economia mundial.
Marcílio Franco da Costa Pereira
Material complementar