Governo diz que não há risco de ciclo de desemprego, mas sexta alta seguida no índice ameaça criar quadro difícil de se reverter a curto prazo. Para analistas, saída está em investimentos e corte de gastos públicos.
Projeto de lei depende agora da sanção do Senado. Consumo seria permitido apenas a cidadãos uruguaios. Mais da metade da população desaprova a proposta.
Depois de bloquear todas as tentativas de investigação da ONU, presidente fechou acordo na semana passada. Peritos podem voar a Damasco na próxima semana. Assad disse estar confiante em vitória sobre rebeldes em breve.
Alcance do grupo alternativo de comunicação explodiu com os protestos de junho. Entusiastas aplaudem proximidade dos ativistas com acontecimentos, mas analistas ponderam necessidade de contextualizar informação.
Ex-premiê cumprirá, provavelmente em prisão domiciliar, só 1 dos 4 anos a que foi sentenciado por evasão fiscal. Inabilitação a cargos públicos, que pode encerrar sua carreira política, será decidida por outro tribunal.
Ex-consultor da NSA deixa zona de trânsito de aeroporto de Moscou, onde estava havia mais de um mês. Segundo advogado, sua nova localização não será revelada por questões de segurança.
Com base em dados fornecidos por Edward Snowden, jornal inglês mostra como funciona o XKeyscore, programa mais abrangente do serviço secreto americano, que permite interceptar qualquer atividade online sem autorização.
A Missão da ONU para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) deu um prazo de 48 horas ao grupo rebelde M23 para largar as armas. É a primeira vez que a …
O número de vítimas civis no Afeganistão aumentou 23% durante o primeiro semestre quando falta ano e meio para a retirada das tropas da NATO. Entre 1 de Janeiro e hoje o conflito…
Grande expectativa, em Itália, esta quinta-feira em que se aguarda a qualquer momento o anúncio do veredicto do Supremo Tribunal em relação ao caso de fraude fiscal envolvendo…
A desaceleração dos mercados emergentes não é o começo do fim de uma bolha, mas sim uma mudança de rumos para a economia mundial Após uma década de aceleração do [...]
A Controladoria-Geral da União (CGU) descobriu fraudes e erros no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)....
O Congresso volta aos trabalhos nos primeiros dias de agosto com projeto bem definido: derrubar alguns vetos da presidente Dilma. Liderada pelo deputado Eduardo Cunha e com o apoio do [...]
Não tem nada a ver, juro, com a visita do papa, mas lendo a entrevista dominical da presidente da República à “Folha” me lembrei do ditado favorito de minha amiga, [...]
Tem quase quatro décadas que a privatização entrou no debate econômico no Brasil. Desde então, o seu escopo vem se ampliando. Ainda que nem sempre no mesmo ritmo, essa expansão [...]
O momento é de insatisfação geral. O programa preferido do paulistano virou motivo de irritação: comer fora anda cada vez mais caro, as pessoas acabam saindo menos, procurando lugares mais [...]
Fiscalizações da Controladoria Geral da União realizadas em 180 municípios entre 2011 e 2012 mostram que em 73,7% deles houve falta de competitividade, direcionamento e simulação de processos licitatórios
Malhar agora o governo Dilma é fácil. Todo mundo faz isso. Difícil era considerá-lo “ruim de doer” (expressão a que recorri algumas vezes) quando sua popularidade estava nos píncaros da glória, né? Leio alguns e algumas colunistas, que se especializaram na nobre arte de puxar o saco, e constato, quem diria?, até mesmo laivos de indignação com o poder de turno! Tenho certo espírito de porco, confesso… Quase, só quase, me vem a vontade de defender a governanta. Mas não dá. Afinal, esse é mesmo um… governo ruim de doer!!! Tão ruim quanto o jornalismo que dosa seus elogios e suas críticas segundo as vagas da opinião pública. Quero ver é chutar cachorro com as presas à mostra, não os de boca banguela. Mas isso é com os leitores, certo? Se há os que prestigiam os analistas que ora pensam uma coisa, ora o seu contrário, não há mesmo nada a fazer. Dilma só não está mais perdida porque, de fato, nunca havia se encontrado.
“Dedico o troféu ao melhor amigo do homem: o meu, o seu, o nosso cachorro Juquinha”, empolgou-se Sérgio Cabral ao ser oficialmente informado da conquista do título de Homem sem Visão de Julho. O governador do Rio de Janeiro fez questão de sobrevoar a cidade de helicóptero antes de aterrissar a 50 metros do local na festa de premiação. Como de praxe, a aeronave fez outras cinco viagens para trazer a mulher de Cabral, os filhos, os amigos dos filhos, as babás dos filhos e, claro, Juquinha, a grande estrela da noite.
Divulgado em 6 de julho de 2012, o documento que agrupa as conclusões do XVIII Encontro do Foro de São Paulo, realizado na capital venezuelana, tem exatamente 2.670 palavras.
Liberdade, como conceito, não aparece uma única vez.
Os liberticidas têm tanto medo da grande inimiga que nem ousam mencionar seu nome.
Houve uma época, não muito distante, em que cada brasileiro era, além de técnico de futebol, especialista em economia. Adam Smith, Milton Friedman, Keynes, Max Weber ou Paul Krugman eram figurinhas fáceis como Zagalo, Telê Santana ou Parreira. Antes de FHC e do Plano Real, éramos economistas por necessidade de sobrevivência.
Comete um ledo engano a presidente Dilma Rousseff se achar que a promessa de liberação até novembro de R$ 6 bilhões em emendas parlamentares ao Orçamento vai fazer seus ditos aliados no Congresso se reconciliarem com o Palácio do Planalto.
Deputados e senadores gostam de emendas, é verdade. Eles têm direito assegurado pela Constituição a elas e em boa medida dependem das verbas que destinam às suas bases eleitorais para sobreviver na política.
Todos eles leramO Leopardo, de Lampedusa. “Se queremos que as coisas permaneçam como sempre foram, elas terão de mudar” – o célebre conselho de Tancredi Falconeri a Don Fabrizio provavelmente não foi enunciado explicitamente na reunião de Dilma Rousseff com os líderes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), mas uns e outros sabiam que era disso que se tratava. A presidente declarou-se simpática à proposta de reforma política, mas não chegou a anunciar apoio público, algo que “não interessa” ao movimento, segundo o juiz Márlon Reis. O patrocínio oficial ficou, assim, fora dos autos. Nas ruas, em junho, gritaram-se as palavras “educação” e “saúde”, não “reforma política”. Contudo o governo concluiu, razoavelmente, que o sistema político em vigor se tornou insuportável – e resolveu agir antes que uma nova onda de manifestações se organize sob a bandeira “Fora Dilma”.
No vídeo que ilustra o post republicado naseçãoVale Reprise, Hugo Chávez conta que conheceu os companheiros Raul Reyes e Lula em 1995, durante a reunião do Foro de São Paulo realizada em San Salvador. Reyes, o número 2 na hierarquia das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas, estava lá como representante do bando que nasceu sonhando com o paraíso comunista e, há pelo menos 20 anos, sobrevive explorando o narcotráfico. Lula, então convalescendo da primeira derrota para Fernando Henrique Cardoso e já a caminho da segunda, baixara na capital de El Salvador para falar em nome do Partido dos Trabalhadores....
Em nome da fé já se fez muito bem. Mas também muito mal. Do ponto de vista religioso, a mesma Igreja Católica em que militou o inquisidor Torquemada deu os dois Franciscos – o santo de Assis e o bispo de Roma. A política (do grego, pertinente aos cidadãos) republicana (do latim, referente à coisa pública) foi o ofício do assassino serial Adolf Hitler e do democrata (do grego, governo do povo) Winston Churchill. Então, não é a crença que massacra o homem, mas a natureza humana que usa a convicção para destruir. O fundamentalismo terrorista dos asseclas de Bin Laden é mais próximo dos autos de fé da Inquisição cristã que da tolerância dos Estados islâmicos medievais. A visita do papa ao Brasil confirmou tais evidências em gestos e nas suas pregações ao longo da semana passada.
O papa Francisco conquistou o Brasil. Tem carisma, uma empatia evidente com a população. Seus hábitos simples caíram no gosto do povo (e não só dos católicos). Falou de religião enquanto as autoridades tentavam conquistar eleitores. Mas, principalmente, ganhou o país por outro fator positivo: a tolerância.
Enquanto fundamentalistas anticatólicos e ateus que se imaginam melhores que os outros partiram para a grosseria e a intolerância, profanando símbolos religiosos e promovendo lamentáveis cenas de talibanismo (os talibãs afegãos, lembremos, dinamitaram duas magníficas estátuas de Buda, com mais de mil anos de idade, porque Buda não era muçulmano), o papa tomou cafezinho com um pastor evangélico, conversou com dirigentes de várias religiões, monoteístas ou não, e admitiu que muitos católicos se afastaram da Igreja porque a Igreja não lhes dava assistência espiritual. Lembrou que todos são filhos de Deus. E, nesse denso contexto, condenou sem reservas a homofobia, o ódio aos homossexuais. “Se a pessoa é gay e procura Deus, quem sou eu para prejulgá-la?”
Um membro do grupo judeu ultraortodoxo e anti-sionista Neturei Karta, que luta contra o Estado de Israel, foi acusado de tentativa de espionagem para o Irã, informaram hoje os serviços de segurança interna daquele país.
Ariel Castro, que na sexta-feira passada se declarou culpado da violação e do sequestro de três mulheres durante mais de uma década na cidade estadunidense de Cleveland (Ohio, EUA), pediu hoje perdão às vítimas.
As autoridades estadunidenses pretendem debater hoje com a Rússia a situação em volta da concessão de asilo temporário ao ex-agente da CIA Edward Snowden, e das próximas negociações dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores dos EUA e da Rússia, declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.
Um grupo de inspetores da ONU pretende ir à Síria nos próximos dias para investigar os casos de uso de armas químicas, declarou em briefing o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.
Os encontros em Washington entre as delegações palestina e israelense não foram conversações propriamente ditas, mas apenas a sua preparação. O ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riyad Al-Maliki, explicou numa entrevista exclusiva à Voz da Rússia a importância das conversações e o papel dos mediadores.
Moscou e Dubai se manifestam pela solução pacífica dos problemas dos países do Oriente Médio, em particular do Egito, declarou hoje o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, depois da conversa telefónica entre Mikhail Bogdanov, vice-chanceler da Rússia e delegado ad hoc do presidente da Rússia para o Oriente Médio, e o xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan, ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos. A conversa havia sido pedida pela parte árabe.
Para averiguar as causas do acidente com o helicóptero russo que se despenhou ontem na Etiópia, um representante da companhia proprietária do aparelho chegou a este país africano.
O pai de Edward Snowden, ex-agente da CIA que obteve asilo temporário na Rússia, agradece à Rússia e ao presidente Vladimir Putin a ajuda prestada a seu filho. "Agradeço muito ao Estado russo e ao presidente Vladimir Putin", declarou Lon Snowden em entrevista aos jornalistas.
O jornal britânicoThe Guardianpublicou esta quarta-feira vários documentos de Edward Snowden sobre o programa secretoXkeyscoreda Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA).
Os combatentes da Al-Qaeda pretendem resgatar os prisioneiros da prisão norte-americana de Guantánamo, em Cuba, informou hoje o líder da organização terrorista, Ayman al-Zawahiri.
Milhares de pessoas saíram às ruas das 35 maiores cidades da Alemanha, incluindo Berlim, Munique, Hamburgo e Frankfurt, em sinal de protesto contra o programa de vigilância global da Agência de Segurança Nacional dos EUA. Os manifestantes expressaram o seu apoio a Bradley Manning e Edward Snowden e exigiram à chanceler Angela Merkel explicações sobre o envolvimento da Alemanha no programa de espionagem.
O ex-agente de inteligência estadunidense, Edward Snowden, considera que beneficiou toda a humanidade, portanto, a Rússia deve continuar sua missão humanitária, dando-lhe apoio, declarou hoje o advogado Anatoli Kucherena.
O ministro da Defesa alemão, Thomas de Maiziere, chegará em 3 de agosto a Dukhovschina, onde visitará o cemitério de soldados alemães, informou hoje a embaixada alemã em Moscou.
Acusação de Bradley Manning, soldado do Exército dos EUA, de espionagem vai ter consequências perigosas, alertou o fundador do WikiLeaks, Julian Assange.
É pouco provável que a concessão, pela Rússia, de asilo a Edward Snowden influa na decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, de participar ou não na cimeira do G20, a se realizar em 5 e 6 de setembro próximo, em São Petersburgo, disse à Voz da Rússia Aleksei Mukhin, diretor-geral do Centro da Informação Política da Rússia. Segundo ele, "não há razões válidas para que os EUA se excluamdo processo geopolítico".
A Rússia e o Tajiquistão poderão proceder proximamente à implementação do acordo sobre uma base militar russa no território dessa república, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao concluir as negociações com o presidente do Tajiquistão, Emomali Rakhmon, em Moscou.
Os Estados Unidos necessitam cada vez menos do petróleo árabe. Por isso, eles não pretendem sair desta região estratégica. Enquanto isso, os sauditas decidem o que fazer nesta situação complexa.
A Amnesty International qualifica como positiva a concessão, pela Rússia, de asilo temporário ao ex-agente dos serviços secretos dos EUA Edward Snowden, declarou hoje Serguei Nikitin, chefe da delegação dessa entidade em Moscou.
O atleta jamaicano Usain Bolt, hexacampeão olímpico e pentacampeão mundial na corrida, se prepara para a Copa do Mundo de Atletismo, em Moscou, aprendendo a língua russa.
Vladimir Vysotsky viveu uma vida curta – apenas 42 anos, mas deixou uma obra incrivelmente extensa! Viveunum ritmo louco, esgotante: espetáculos, ensaios, filmagens, apresentações e à noite – a composição de novas canções, que o tornaram não somente líder da sua geração mas também o deixaram na memória como encarnação de um caráter puramente russo.
Três pessoas estão sendo investigadas por "homicídios involuntários" no âmbito do inquérito preliminar ao acidente com um ônibus que causou a morte a 38 pessoas no sul de Itália, segundo fontes judiciais citadas pela agência Ansa.
O ex-agente da CIA, Edward Snowden, perseguido pelos EUA, recebeu asilo temporário na Rússia, informa esta quinta-feira o canal de TV russo Rossiya 24.
As Forças Armadas da Turquia foram colocadas em estado de alerta máximo na fronteira com a Síria. Isto é devido, em particular, à verdadeira ameaça para as áreas fronteiriças com a Turquia.
O principal informador do site WikiLeaks, o soldado Bradley Manning, e que lhe entregou centenas de milhares de documentos secretos, foi absolvido da sua acusação principal - auxílio prestado ao inimigo. Essa foi a sentença do tribunal militar na base de Fort Meade, nos EUA. Manning, no entanto, foi considerado culpado de espionagem, apropriação de bens do Estado, fraude e não-cumprimento de ordens.
Cinco mil novas centrífugas para o enriquecimento de urânio serão postas em funcionamento, em breve, nas instalações nucleares iranianas, declarou o presidente cessante do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.
A Administração Metereológica da China anunciou o nível "vermelho" da ameaça em relação à estimativa de calor no leste — nas províncias de Anchui, Jiangsu, Zhejiang e Fujian e também nas províncias centrais de Sichuan, Hunan, Hubei e nas cidades de Xangai e Chongqing.
A situação em Detroit (estado de Michigan) está tão catastrófica, que algumas casas estão sendo vendidas por um dólar, mas, mesmo com este preço, não há compradores, por vezes, durante o longo período do tempo.
O número de vítimas civis da guerra no Afeganistão aumentou 23 % no primeiro semestre do ano face ao período homólogo do ano passado, revela um relatório da missão da ONU naquele país (Unama) hoje divulgado.
Dois polícias ficaram gravemente feridos hoje na sequência da explosão de uma bomba no sul da Tailândia, onde a retoma da luta armada pelo movimento separatista muçulmano, em 2004, já causou mais de 5 mil mortos.
A major reorientation of regional and global powers is afoot. As the US egresses from the South-Central Asian Region (SCAR) and shifts pivot to the Asia Pacific, China appears ready to make its ingress into the SCAR and move on to the Arabian Sea/Indian Ocean rim; a masterful maneuver, superb in timing and intent. It portends serious strategic and economic ramifications for the region and beyond, too!
Korea's tourism deficit continues to spiral downward as the number of Koreans heading overseas exceeds the number of travelers visiting the country. The Bank of Korea and the...Aug. 01, 2013 11:18
Korean carmakers saw combined sales during the first half of this year drop 2.7 percent compared to the same period of 2012 amid an onslaught of imported brands. Only Ssangyong's...Aug. 01, 2013 11:11
The nation's current account posted a large surplus for the 17th straight month in June, dropping from a record high of US$8.6 billion in May to US$7.2 billion last month,...Jul. 31, 2013 10:31
A recent customer satisfaction survey in the U.S. shows that more people prefer Samsung's smartphones to Apple's iPhone. Samsung's Galaxy S3 and Galaxy Note 2 topped the American...Aug. 02, 2013 11:08
The Hankook Ilbo daily, which has been having problems publishing amid a feud between management and journalists, has gone into de facto court receivership. The Seoul Central...Aug. 02, 2013 10:35
Korea's tourism deficit continues to spiral downward as the number of Koreans heading overseas exceeds the number of travelers visiting the country. The Bank of Korea and the...Aug. 01, 2013 11:18
11:58AMROSS KELLY AND GILLIAN TANPALADIN has scrapped plans to sell a Namibia mine stake, launched a $90m capital raising and revealed a $180m writedown.
Sops, aimed at incentivising government service in areas affected by Left-wing extremism, include sponsored foreign education and free insurance cover.
The White House on Thursday expressed "extreme disappointment" at Russia's grant of temporary asylum for fugitive American intelligence leaker Edward Snowden, saying Washington was evaluating a scheduled presidential summit in September.
U.S. stocks soared on Thursday, with the S&P 500 crossing the landmark level of 1,700 points for the first time, boosted by a batch of upbeat economic data and Federal Reserve reassurance after a two-day policy meeting.