Translate

Democracia

 

 

Retornar

 

Se há ações que devem ser parabenizadas e que devemos nos integrar. Esta é uma. Mas o que mais chama atenção é o poder que a população sabe que tem em mobilizar ações em defesa do que acredita ser o justo e benéfico para a sociedade.

No Brasil, não faz muito tempo, ainda lembro quando morava em Volta Redonda\RJ. Minha cidade de nascimento. A quantidade de homens e mulheres que apareciam do nada para fazerem visitas. Eramos pequenos, não entendiamos nada. E para dizer a verdade até gostavamos, pois a casa vivia em movimentação.  Anos passaram e compreendemos que os ditos amigos de meus pais eram em verdade, pessoas ligadas ao autoritarismo da época, que iam averiguar para descobrirem algum ato contrário aos governos militares

Temos de lutar, criticar, pois há muito ainda o que fazer por um Brasil justo e mais digno de se viver. Mas também há necessidade de observarmos que hoje vivemos em país democrático, que com a ação da internet, como aliada, ninguém mais consegue retroceder este avanço, esta conquista do povo brasileiro. O poder da mídia convencional agregando o poder de comunicação da internet, com toda a certeza é o quarto poder dos povos democráticos.

 

Marcílio F da Costa Pereira

Para visualizar nossa campanha em seu navegador, clique aqui

Amigo do Rio,

Hoje, o Governador Sérgio Cabral anunciou sua intenção de transformar o antigo Museu do Índio em um museu controlado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O COB não seria responsável pela restauração do espaço, e também não contribuiria para a compra do terreno, feita com dinheiro público pela soma de 60 milhões de reais. Mas toda a renda gerada pelo museu seria destinada à entidade, que também teria o direito de determinar o conteúdo das exposições. Ou seja: nós pagamos a conta, mas o Comitê usa o espaço. Segundo o Governador, essa foi uma sugestão "excepcional" do Sr. Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

Já que as sugestões do Sr. Carlos Arthur Nuzman andam fazendo tanto sucesso, nós também tivemos uma ideia excepcional: que tal a gente ligar direto pro gabinete do COB e pedir ao Presidente que mude de ideia e convença o Governador a ouvir os milhares de cariocas que pedem que o espaço seja um centro de preservação da nossa cultura?

O Presidente do COB provavelmente achou que sua ideia não teria grandes repercussões, e não está nada acostumado com a pressão popular. Se ele notar que não vamos ficar calados, poderá voltar atrás e pedir ao Governador que acate o pedido dos cariocas. Quer participar? É só seguir os passos abaixo:

1. Ligue pra (21) 3433-5777 e peça para falar com o Sr. Carlos Arthur Nuzman.

2. Se por acaso a secretária disser que ele não está presente, peça para ela anotar um recado. Lembre-se de ser gentil e educado: a secretária está fazendo o trabalho dela (e não tá fácil pra ninguém).

3. Diga que quer pedir ao Presidente do Comitê a retirada da sua sugestão de transformação do antigo Museu do Índio em um museu controlado pelo COB. E fale que você e outros milhares de cariocas querem determinar juntos o uso do espaço.

4. Compartilhe essa imagem no seu Facebook: assim poderemos saber quantas pessoas estão participando dessa ação!

É só pegar o telefone e começar a construir uma cidade mais participativa!

Por um Rio de Janeiro cada vez mais lindo,
Rafael, Daniela, Alessandra, Miguel e toda a equipe do Meu Rio

Fontes:
-
Notícia no Globo Esporte
-
Declaração da Defensoria Pública da União