Retornar F | ||
|
Site X Blog
Antes de abordarmos este assunto que é o título desta matéria, primeiramente há necessidade de superficiais explanações referente sobre:
1- O Poder da Divulgação
O único requisito exigido para estarmos ao mesmo tempo em todas as partes do mundo compartilhando experiências é a internet. Independente de onde estivermos é apenas necessária alguma conexão, que não necessariamente precisa ser de excelente qualidade. Apenas para ilustração. Apesar de hoje não ter mais do que dez dias de existência deste canal de informação: Revista Opinião de Brasileiro. Ele recebe diariamente leitores de todo o território nacional. Do Estado do Amazonas até o Estado do Rio Grande do Sul. E para nossa surpresa estamos constatando que 10%, em média, do total dos visitantes diários são alemães e estadunidenses.
Há também de se notar a extrema facilidade com que se incorpora textos, vídeos e o que mais for necessário para uma informação o máximo completa. Independente se o local de origem desta informação está do outro lado do mundo ou se ele estiver a dez centímetros de nossas mãos. Não faz diferença!
Exemplo prático:
Nota: Procuraremos utilizar linguagem não técnica:
A matéria publicada nesta revista digital: Acesso universal à educação: como fazer?. Procuremos visualizar a sua tragetória geográfica até o seu computador.
1- Este é um trabalho desenvolvido por europeus que a publicaram na internet;
2- O vídeo pode estar guardado em um banco de dados que está FISICAMENTE instalado em qualquer parte do mundo;
3- Ao trazer para este blog, que foi construído no Sul do Brasil, em verdade cada página estamos arquivando nos EUA que é a base física da empresa que proporciona ferramentas para a construção destas páginas;
4- Você, leitor, pode ler/assistir o conteúdo de sua casa/escritório ou mesmo através de seu celular ou outros. Seja estando no metrô, ônibus ou andando nas ruas de sua cidade. Independente de qual região brasileira ou mundial esteja. Bastando para isto estar conecetado na internet.
Apesar de este assunto ter sido aqui tratado de forma muito superficial, convidamos a gastar um tempo a mais e ver como no Chile a educação à distância se desenvolve. Estamos falando de educação, que é um assunto sério:
Acesso universal à educação: como fazer?– Learning World
2- O poder de escolha do tipo de divulgação
Tanto através da internet ou da intranet, há várias possibilidades de tipos de divulgação. Vamos procurar expor de forma simplificada:
· Livre;
· Restrito a algumas pessoas apenas;
· Totalmente Restrito.
a- Forma livre: É a que utilizamos aqui, onde todos que apenas digitarem em seus aparelhos o endereço eletrônico (opiniaodebrasileiro.blogspot.com.br) acessa a revista;
b- Restrito: Utilizado em empresas, ambientes apenas para assinantes, etc. Somente aos quem a organização do site\blog entregar uma senha, terão condições de entrar;
c- Totalmente Restrito: Ora, se cria-se um ambiente na internet que necessita de uma senha para entrar e esta não é passada para ninguém. Este é um ambiente totalmente restrito. Parece loucura desenvolver algo assim, mas como exemplo temos um blog que guarda todos os documentos (escaneados). A hora que precisamos, onde estivermos, se não temos um documento em mãos é só consultar este blog e imprimir o necessário. Fácil.
Apesar do escrito acima ser assunto totalmente conhecido, procuramos abordar superficialmente aqui para podermos todos com uma visão um pouco melhor poder agora analisar o assunto foco desta página.
Blog X Site
Duas diferenças são claras:
1- Status: Se uma empresa ou pessoa física diz ter um site, isto é considerado normal. Blog, há muitos que olham para nós como nos desprestigiando pelo fato de tê-lo. Mas isto não deve influenciar a decisão de quem pretende ter um canal de divulgação, pois isto ainda ocorre em uma minoria de casos. O que importa é a praticidade.
2- Durabilidade: Nossa! Existe isso na internet? Sim! Se temos um trabalho desenvolvido e postado na internet e que desejamos que tenha uma existência mais longa possível, mantemos no formato de blog. Exemplo: O trabalho desenvolvido: União Fraterna Bezerra de Menezes. Nele há uns quase seiscentos livros religiosos e outras matérias. Se o fundador deste trabalho deseja ter a certeza de que mesmo após a sua morte ele ficará disponível para que outras pessoas possam consultá-lo. Vai deixar em forma de blog. Caso opte para site, há necessidade de ter a certeza de que sempre haverão meios para pagar a anuidade cobrada e que haverão continuadores a honrar este pagamento. Caso contrário, já no primeiro ano sem pagamento ele é apagado pela empresa contratada.
Fora este assunto inicial, contudo, há outro mais importante. Sabermos o que este canal de informação irá necessitar fornecer para os seus usuários. Se dentre as necessidades não tiver a do download, não há obrigação alguma dele ser concebido em forma de site. Pode, sim, ser concebido em formato de blog. Havendo necessidade de fornecer download, o site precisa ser desenvolvido.
Desenvolvimento\Manutenção
Estes são dois aspectos que necessitam serem considerados. Infelizmente é ainda um tanto restrito o desenvolvimento de pessoal com capacidade para desenvolver estas ferramentas de divulgação (Site\Blog). Colocar qualquer coisa na internet é fácil, mas concebê-la e fornecer um trabalho de manutenção, dentro de um padrão de qualidade, é outra coisa…
Quando falamos que é um acontecimento infeliz, isto tem por base de não haver com facilidade bons instrutores para a formação de pessoal. (E com isto falta mão de obra qualificada)
Nota: Se há blog e sites de extrema facilidade de concepção e manutenção, há outros que necessitam de conhecimentos pouco ou muito mais aprofundados e, portanto, necessário e benéfico ser contratada empresa com conhecimentos profissionais da área. Apenas para ilustração do assunto convidamos para que conheçam um trabalho que a Profissional Soft desenvolveu para algumas contabilidades, de acordo com às exigências delas (desenvolvimento este ainda considerado de fácil execução): link
Transformação de Blog para Site
Isto é muito comum atualmente. Inicia-se um trabalho em blog e em determinado momento o transforma em um site.
Particularmente acreditamos que é este o caminho mais apropriado. Afinal, o proprietário somente vai transformá-lo em site a hora que todos os requisitos estiverem cumpridos e se ainda estiver decidido em arcar com este gasto a mais, anualmente.
Por hora é isto. Caso ocorram dúvidas ou outras questões sobre o assunto aparecerem, a equipe da Opinião de Brasileiro repassará para nós. E em sendo a sua duvida julgada como de interesse geral, postaremos nesta página para o conhecimento de todos a sua pergunta e a nossa resposta respectiva. Nos mande sua(s) dúvida(s) para: opiniaodebrasileiro@terra.com
Profissional Soft
21/02/2013